Fafá Lemos
Rafael Lemos Junior, grande violinista de formação clássica começou a tocar aos sete anos e aos nove apresentou-se, como solista, de um concerto de Vivaldi acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal.
Fafá Lemos, como ficou conhecido, dedicou sua arte à MPB.
Talvez tenha sido o pirimeiro a atuar no popular com um instrumento tão clássico e nobre, provavelmente na sua genialidade, percebeu a nobreza e riqueza de nossa música. Integrou o Trio Surdina juntamente com Chiquinho do acordeom e Garoto (violão), foi respeitadíssimo na época (anos 50).
Este artista maior que emprestou seu talento e arte em prol do engrandecimento de nossos valores morreu esquecido.
Enquanto reverenciamos o trabalho do violoncelista Chinês Yo Yo Ma pelo seu Cd Obrigado Brazil,da Sony e admiramos o francês Krassic que com seu violino interpreta clássicos do chorinho esquecemo-nos do GENIAL FAFÀ LEMOS.
Perdoa-nos, caro Fafá. Obrigado, do fundo do coração, por tudo o que fizeste de divino, com seu violino, pela Música Popular Brasileira.
Infelizmente só possuo um Cd deste ARTISTA onde ele interpreta, juntamente com a não menos importante e exímia pianista, Carolina Cardoso de Menezes, jóias musicais como No rancho fundo, Pedacinhos do céu, Conversa de botequim e outras ternuras.
Como é emocionante ouvi-los!
Seria muito bom que a RCA relançasse em cds outras gravações que, certamente existem no período de 1951 a 1960 e que foram produzidas em 78 rpm.
Faço questão de agradecer, como brasileiro a homenagem a ele prestada pelo Krassic.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home